quarta-feira, 24 de outubro de 2012

VÍTIMA, SOBREVIVENTE, VENCEDOR!



Série Grupos de Apoio para Pessoas Feridas
A incapacidade de amar é um traço que caracteriza as pessoas vitimadas por abuso. Sua dignidade e auto-estima foram seriamente atingidas e agora precisam, desesperadamente, de ajuda. Devem ser conscientizadas que são vítimas - e não culpadas - pelo que lhes aconteceu. Precisam recuperar a confiança no ser humano e voltar a amar ao próximo, tomando por base o amor de Deus por cada um de nós. Esta não é uma tarefa fácil, mas, perfeitamente possível, como demonstra-nos Débora Kornfield neste ótimo livro de estréia.
O título Vítima, Sobrevivente, Vencedor! é muito adequado a esta obra. Sugere uma alternativa real de recuperação moral, psicológica e espiritual, de pessoas vitimadas por abuso, em qualquer de suas múltiplas manifestações, quer físicas ou emocionais.
É desta esperança que este livro trata. Iniciado como monografia para um curso de Teologia acabou se transformando em contundente relato, no qual, a experiência inicial de treze mulheres vitimadas por abuso, foi se sobrepondo o drama pessoal da própria autora - ela mesma oriunda de um lar psicologicamente abusivo. Débora Kornfield assume que precisou passar por um processo longo e doloroso até que, definitivamente, conseguisse enterrar os fanstasmas e terminar de escrevê-lo.
Ela assevera que o abuso precisa ser encarado com coragem para que, em vez de sentir culpada, a pessoa afetada se conscientize de sua real condição de vítima. Este é, seguramente, o primeiro passo para a restauração de uma auto-estima fragilizada por abuso. O passo seguinte, será uma difícil luta para que reconheça os mecanismos utilizados para sobreviver ao que llhe aconteceu. E, em terceiro e último lugar, precisa aprender a amar ao próximo como tem sido amada por Deus.
Naturalmente, esta tarefa não é fácil e requer a ajuda especializada de psicoterapeutas e pastores bem informados. De conselheiros que não se sintam acuados ou perdidos quando alguém bater em suas portas com esse tipo de problema. A eles e, especialmente às vítimas de abuso, este livro é dirigido, na esperança de que de alguma maneira possa ser útil no processo de aplacar a dor e o vazio que tanto machucam os seus corações.
Débora Kornfield é formada em Literatura e Enfermagem, pós-graduada em Assessoramento Familiar. Casada com o missionário da Sepal, David Kornfield, com quem têm quatro filhos. São membros da Igreja Batista do Jardim das Embuias, São Paulo.


  • Editora:Editora Sepal
  • Autor:Débora Kornfield

Nenhum comentário:

Postar um comentário